imagem com a logo do NUPESICA

Cuidados voltados para o neurodesenvolvimento de prematuros

Novembro é o mês da prematuridade, também chamado de Novembro Roxo, e este ano de 2025 o foco da campanha é: “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes.”

Como podemos garantir isso? Os bebês prematuros geralmente requerem cuidados especiais logo após o nascimento, muitas vezes necessitando de internação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Com os avanços da medicina neonatal, as chances de sobrevivência e qualidade de vida dos bebês prematuros aumentaram consideravelmente. No entanto, é fundamental que o cuidado especializado ofertado pelos profissionais, seja voltado para o neurodesenvolvimento adequado desses prematuros. O cuidado com o recém-nascido na UTIN busca o “desenvolvimento harmonioso e global, oferecer as melhores práticas de manuseio, considerando suas características fisiológicas e a necessidade de proteger e prevenir possíveis sequelas nas áreas do desenvolvimento motor, afetivo e sensorial” (https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br). Neste século XXI a ciência aponta a necessidade de se promover a neuroproteção do recém-nascido pré-termo (RNPT).

Sobre a autora

Maria Estela Diniz Machado, é Doutora em Enfermagem, Professora Associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Membro colaborador do Programa Profissional de Enfermagem Assistencial-PPEA e membro permanente do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Integral da Criança e do Adolescente-NUPESICA.