Onde Começa a História do NUPESICA?
O Grupo de Pesquisa e Estudos em Saúde Integral da Criança e Adolescente (NUPESICA) é vinculado academicamente à Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi formado em 2013 sob a liderança da Profa. Dra. Emília Gallindo Cursino e Vice-liderança da Profa. Dra. Liliane Faria da Silva (dezembro de 2013 a janeiro 2022). No biênio 2023-2024 foi liderado pelas Profas. Dras. Rosane Cordeiroe Aguiar e Maria Estela Machado e atualmente é liderado pelas Profas. Dras. Ana Luiza Dornelas e Luciana Rodrigues. Composto por docentes da área de Saúde da Criança do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da EEAAC/UFF: Ana Luiza Dorneles da Silveira, Emília Gallindo Cursino, Eny Dórea Paiva, Liliane Faria da Silva, Luciana Rodrigues da Silva, Maria Estela Diniz Machado, Rosane Cordeiro Burla de Aguiar, e pesquisadores convidados.
A Motivação pelo Recém-Nato, a Criança e o Adolescente
Nosso objetivo é desenvolver estudos de temas relacionados a saúde do Recém-Nascido, Criança e Adolescente. Nossa meta é investigar e produzir conhecimento em duas vertentes: uma relacionada à saúde do recém-nascido, à criança, adolescente e família no contexto da determinação social no processo saúde-doença e a outra o processo saúde-doença no quadro clínico. Nossas linhas de pesquisa incluem: (1) Estratégias de cuidado junto a criança com necessidades especiais de saúde e sua família; (2) O cuidado ao recém-nascido, à criança e ao adolescente e sua família centrado na promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde; (3) O cuidado desenvolvimental ao recém-nascido de risco e o seguimento até 2 anos.
Nossas Parcerias
Atualmente se articula com Grupos de Pesquisas certificados pelo CNPq de instituições locais, regionais e nacionais: Grupo de Estudos em Saúde da Criança e do Adolescente na Atenção Primária (GESCAAP/UFPB). Cuidando da Saúde das Pessoas: aspectos filosóficos e bioéticos/ UERJ; Estudos sobre vivências e integralidade dedicadas a enfermagem, criança, infância, adolescentes e recém-nascidos (EVIDENCIAR, UFF/Rio das Ostras); Grupo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde do Recém-nascido e família –(GPESRENF/UFRJ). Redes e Sociedades Nacionais e Internacionais, tais como: REDE de Enfermagem de Saúde Infantil (REDE ENSI internacional e REDE ENSI Brasil) . Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediátricos (SOBEP). Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro (COREN-RJ); Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Fundação Municipal de Saúde de Niterói, dentre outros. Seus estudos articulam-se com: os componentes curriculares vinculados ao Curso de Graduação em Enfermagem da EEAAC/UFF; Programas de Pós–Graduação Stricto Sensu: Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS), Programa Profissional em Enfermagem Assistencial (PPEA), Mestrado Profissional de Ensino da Saúde: Formação Docente Interdisciplinar para o SUS (MPES), e Lato Sensu: Residência em Saúde Coletiva, Enfermagem Obstétrica, todos da EEAAC e da Residência Multiprofissional Materno-Infantil da UFF.
